sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Presidentes dos bumbás garantem Festival Folclórico de Parintins

De acordo com os presidentes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, a 49ª edição do Festival Folclórico de Parintins está confirmada para os dias 27, 28 e 29 de junho, apesar da simultaneidade com a Copa do Mundo em Manaus. A Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), em Manaus, ressaltou a independência de ambos os eventos, bem como a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que deverá divulgar detalhes a respeito do calendário cultural do Estado em 2014 — incluindo o festival — ainda neste mês.
Presidentes dos bumbás garantem Festival Folclórico de Parintins para junho

De acordo com o presidente do Caprichoso Joilto Azêdo, o festival é frequentado, em sua maioria, por amazonenses. Contudo, por conta de Manaus ser uma das subsedes da Copa, muitos turistas visitarão a ilha Tupinambarana e serão surpreendidos pelos bumbás. “Acreditamos que, neste ano, teremos recorde de turistas. Eles ficarão encantados com o que estamos preparando”, disse.



Ele ressaltou que haverá uma apresentação especial no dia 26 de junho, para jornalistas de outros países. “Nós aproveitaremos para mostrar ao mundo um belíssimo festival, por meio das nossas crenças e de nossa cultura, assim como nosso potencial turístico”, destacou Joilto.
Já o presidente do bumbá Garantido, Telo Pinto, também fez questão de ressaltar que a Copa não trará influência negativa para o festival. “O público será gigantesco, pois faremos uma das maiores edições. Com certeza, os visitantes estrangeiros voltarão em outras ocasiões somente para o festival”, projetou.
Telo contou que os bumbás participarão de eventos no Brasil e no exterior para promover o festival. “Ainda não está definido, mas participaremos de circuitos de boi-bumbá aos domingos em Manaus e iremos, em março, nos apresentar em uma feira em Lisboa (Portugal)”, ressaltou.

Em acordo firmado entre Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e os presidentes das agremiações folclóricas, Joilto Azêdo e Telo Pinto, no ano passado, foram fechadas ações de divulgação do festival que levarão os bois às principais capitais do mundo e também a onze cidades-sede da Copa.

O festival

Questionados sobre o andamento das atividades para o festival, os presidentes dos bumbás não informaram detalhes. “Estamos trabalhando na edição do DVD que gravamos em dezembro do ano passado”, resumiu Telo.
Joilto, por sua vez, informou que os temas e figurinos já foram definidos, mas os trabalhos só começarão em março. “Muitos dos nosso colaboradores estão trabalhando em escolas de samba, por isso nós começaremos mesmo após o carnaval”, disse.

Para este ano, os temas são ‘Táwapayêra: Aldeia Mística’, pelo Caprichoso, e ‘Fé’, pelo Garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário